Soluções em Acústica e Controle de Ruído

Atuação

Mapas Acústicos

As simulações computacionais combinadas com medições de ruído são mundialmente reconhecidas como a melhor forma de apresentação de estudo de impacto acústico.

Nos últimos 20 anos, essa abordagem tem sido continuamente desenvolvida e teve um grande impulso a partir dos projetos Europeus IMAGINE (Improved Methods for the Assessment of the Generic Impact of Noise in the Environment) e HARMONOISE.

Esses projetos reuniram em consórcio diversas universidades, centros de pesquisa, entidades governamentais e fabricantes de programas de predição de ruído ambiental para harmonizar métodos de modelagem e cálculo de impacto ambiental proveniente do ruído gerado por rodovias, ferrovias, indústrias e aviões.

O modelo computacional se baseia na construção de um mapa virtual tridimensional com a topologia da região / área de interesse. Esse mapa pode ser gerado com facilidade a partir de plantas em CAD ou mesmo a partir de mapas geográficos contendo curvas de nível que representam o relevo.

O mapa acústico vem sendo utilizado para dimensionar

  • barreiras acústicas e determinar o impacto acústico em: estradas; usinas de energia; casas de espetáculo; plataformas de petróleo; aeroportos; obras civis diversas; atividades de mineração e outros.
  • sistemas acústicos em área industrial e seu impacto na planta, nos postos de trabalho e na comunidade.
  • simulação indoor – situação atual da propagação sonora em uma determinada área e a simulação da eficiência dos sistemas acústicos, pós-instalação.
  • propagação sonora em comunidades.

Fotos

Av. Pres. Tancredo Neves, 5145 / cj 312 - Castelo - Cep: 31.330-430 - Belo Horizonte - MG - Telefone (31) 3418-4751